Logotipo Universidade Play - Ícone line > Flecha pra baixo - Ícone line

Ataques globais de cibercriminosos

Evite o sequestro de dados e dores de cabeça.

O que é o Ransomware?

O Ransomware é uma espécie de sequestrador de dados que os criminosos instalam em seu computador sem o seu consentimento. Esse sequestro bloqueia os dados e geralmente é feito de um local remoto.

Com as informações roubadas as vítimas são notificadas por um pop-up (banner digital) com o aviso de que os dados estão bloqueados e só serão liberados mediante pagamento de resgate.

Saiba mais sobre os Ransomwares na mídia:

Kaspersky

Modificações de ransomware duplicam no segundo trimestre de 2019.

Ler matéria original
Westcon

Ransomware: o vírus em escala que parou empresas no mundo todo.

Ler matéria original
IT Forum 365

Sequestro digital: o que esperar do ransomware no segundo semestre de 2019.

Ler matéria original
Canal Tech

Brasil é o 2º país com mais ameaças de ransomware no mundo, aponta estudo.

Ler matéria original

Por onde acontece a invasão

Canais de Propagação

Anexos em emails

Downloads na internet

Links maliciosos

Redes internas

Extensões de arquivos
que exigem cuidado
EXE
DOC
DOCX
XLS
XLSX
PPT
PPTX
VBS
JS
LINK
SCR
Podem estar escondidos dentro
de arquivos RAR ou ZIP
Fique atento! Estes canais acima precisam de atenção, mas 90% dos ataques ocorrem através de programas de acesso remoto com senhas fracas ou direitos de acesso indevido aos computadores.
Esse é o valor médio pedido pelos hackers para devolução de dados sequestrados, mas ele pode ser muito maior dependendo do sequestrador. Com certeza as informações da sua empresa valem muito mais que isso, mas o pagamento do resgate para Hackers que geralmente estão em outros países não garante a devolução dos dados.

Como se proteger

Evite baixar arquivos ou abrir anexos de emails estranhos ou suspeitos.

Mantenha seus softwares de trabalho, bem como seu sistema operacional atualizados.

Realize regularmente os backups de seus dados e arquivos importantes.

Entenda melhor como funcionam

Os tipos de backup

armazenamento

LOCAL

É realizado através de mídias tradicionais como HDs externos, CDs, DVDs, Pendrivers. Normalmente ficam guardados na própria empresa.

Prós

Gravação rápida, não depende de conexão com a internet.

Contras

Vulnerável a erros de gravação, ocupa espaços físicos na sua loja para ser guardado, a mídia pode apresentar falhas (como corrompimentos), passível de falhas humanas, precisa de cuidados com a capacidade de armazenamento, exige um processo manual diário.

armazenamento

ONLINE

Utiliza tecnologias inovadoras para armazenar seus dados de forma segura em servidores web deixando sua vida mais rápida e conectada.

Prós

Não ocupa espaços físicos na sua loja, maior segurança, maior integridade dos dados gravados, flexibilidade para acompanhar o crescimento da sua loja, o investimento é proporcional aos recursos de hardware que sua empresa utilizar.

Contras

Depende de conexão com a internet, exige investimento inicial para estruturar sua rotina de backups em servidores ou cloud's.

Os tipos acima, podem ser feitos nas seguintes

Modalidades de backup

Backup Completo

Como o próprio nome diz, o backup completo faz cópias de todos os dados para outro conjunto de mídia.

Se sua empresa optar por realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.

Por efetuar uma cópia completa de todos os dados em único backup, resulta em uma possibilidade maior recuperar os dados íntegros, menor complexidade da operação de recuperação e o menor tempo para recuperar os dados.

Backup Incremental

Um backup completo é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.

O principal benefício é que será copiada uma quantidade menor de dados. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento.

Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento, já que o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha.

Veja mais vídeos

Configure seus backups com o Dropbox

A CISS auxilia você gratuitamente

Quero agendar meu backup