Evite o sequestro de dados e dores de cabeça.
O Ransomware é uma espécie de sequestrador de dados que os criminosos instalam em seu computador sem o seu consentimento. Esse sequestro bloqueia os dados e geralmente é feito de um local remoto.
Com as informações roubadas as vítimas são notificadas por um pop-up (banner digital) com o aviso de que os dados estão bloqueados e só serão liberados mediante pagamento de resgate.
Sequestro digital: o que esperar do ransomware no segundo semestre de 2019.
Ler matéria originalBrasil é o 2º país com mais ameaças de ransomware no mundo, aponta estudo.
Ler matéria originalAnexos em emails
Downloads na internet
Links maliciosos
Redes internas
Evite baixar arquivos ou abrir anexos de emails estranhos ou suspeitos.
Mantenha seus softwares de trabalho, bem como seu sistema operacional atualizados.
Realize regularmente os backups de seus dados e arquivos importantes.
É realizado através de mídias tradicionais como HDs externos, CDs, DVDs, Pendrivers. Normalmente ficam guardados na própria empresa.
Gravação rápida, não depende de conexão com a internet.
Vulnerável a erros de gravação, ocupa espaços físicos na sua loja para ser guardado, a mídia pode apresentar falhas (como corrompimentos), passível de falhas humanas, precisa de cuidados com a capacidade de armazenamento, exige um processo manual diário.
Utiliza tecnologias inovadoras para armazenar seus dados de forma segura em servidores web deixando sua vida mais rápida e conectada.
Não ocupa espaços físicos na sua loja, maior segurança, maior integridade dos dados gravados, flexibilidade para acompanhar o crescimento da sua loja, o investimento é proporcional aos recursos de hardware que sua empresa utilizar.
Depende de conexão com a internet, exige investimento inicial para estruturar sua rotina de backups em servidores ou cloud's.
Como o próprio nome diz, o backup completo faz cópias de todos os dados para outro conjunto de mídia.
Se sua empresa optar por realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.
Por efetuar uma cópia completa de todos os dados em único backup, resulta em uma possibilidade maior recuperar os dados íntegros, menor complexidade da operação de recuperação e o menor tempo para recuperar os dados.
Um backup completo é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.
O principal benefício é que será copiada uma quantidade menor de dados. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento.
Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento, já que o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha.