Ícone Sistema de Gestão Ícone Carrinho de Compras Ícone Carrinho de compras de Atacarejo Ícone CISSAppetito CARDS Ícone Lançamento (Ribbon)

Atacarejo cada vez mais presente no setor supermercadista

Atualizado em

terça, 16.Jan.2018

Pesquisas já demonstraram que a recessão dos últimos anos mudou profundamente o comportamento de consumo dos brasileiros. A substituição por produtos de marcas mais baratas, restrições às compras por impulso e a opção pelo atacarejo foram os meios que os brasileiros encontraram para conter gastos em meio à crise. A estimativa é de que o formato de cash and carry, o chamado atacarejo, tenha atingido um crescimento de até 17,3% em volume, ante 5% dos supermercados.

Aumento considerável na frequência de compras

Os consumidores foram menos aos hiper e supermercados em 2017. Nos hipermercados, houve queda de 4% na frequência de compra nestas lojas. Os supermercados tiveram uma leve alta de 0,5%. Enquanto isso, a frequência de compra em atacarejos subiu 6,6%, de acordo com a consultoria Kantar. As redes de atacarejo ganharam novos consumidores em meio à crise, e não devem perder vendas com a retomada econômica, segundo avaliação da consultoria Nielsen.

O fato é que os gastos no atacarejo vem crescendo nos domicílios que já apresentaram alguma recuperação de emprego e renda. De acordo com o levantamento, um total de 10,6 milhões de lares considerados como “saídos da crise” eleva em média em 20% os gastos no atacarejo.

Atualizado EM: terça, 16.Jan.2018

ARTIGOS RECOMENDADOS