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terça, 02.Ago.2016

8 indicadores para acompanhar na sua loja

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8  indicadores para acompanhar na sua loja
Acompanhar indicadores na gestão da empresa é essencial para obter excelentes resultados. A partir deles, é possível identificar problemas e buscar as causas para corrigi-los. Conheça alguns indicadores fundamentais para utilizar na sua loja:
  • 1. VALOR DE FATURAMENTO

    É o acompanhamento diário com outros períodos (dia, semana, mês, etc.) de venda em cada loja, pois o valor de faturamento é considerado como principal indicador de performance.

  • 2. VOLUME DE VENDAS

    É o numero de vendas efetuado em cada loja. O volume de vendas deve ser comparado com períodos anteriores. Esse indicador ajuda a medir eficiência do atendimento.

  • 3. CLIENTES ATENDIDOS

    Número de clientes atendidos em cada loja dentro de um período (diário, semanal, mensal), comparando com anteriores. Pode ser interessante avaliar por cada integrante do time de vendas, gerando um quadro mais rico de comparações.

  • 4. MARGEM DE LUCRO

    É bacana comparar o indicador das margens de lucro em virtude das vendas realizadas entre as lojas que trazem melhor retorno financeiro, pois algumas trabalham com maior volume de vendas e menor margem de lucro, já outras efetuam vendas em menor volume com lucratividade maior.

  • 5. VALOR DE DESCONTOS CONCEDIDO

    Medir o número de descontos concedidos por período é fundamental, principalmente porque ele impacta na rentabilidade da empresa, portanto é importante acompanhar e regular o volume de descontos praticados.

  • 6. PERCENTUAL DE DESCONTOS CONCEDIDOS

    Além dos valores concedidos de descontos aos clientes, a análise desses percentuais auxilia numa melhor avaliação da rentabilidade num determinado período. Deve ser realizada a análise de descontos em valores e percentuais, pois somente uma pode distorcer o resultado quando se trabalha com produtos mais caros.

  • 7. TICKET MÉDIO POR VENDA

    Esse indicador apresenta a média de quanto cada cliente esta comprando (em valores). Diante disso o gestor poderá definir quais ações serão realizadas para aumentar o ticket médio e consequentemente o faturamento da loja. No CISSPoder contamos com os módulos "Promoções Avançadas", "Promoções Combo" e "Clube de Benefícios" com vários modelos de vendas para atrair a atenção e interesse do consumidor.

  • 8. MÉDIA DE ITENS POR VENDA

    Essa medição ocorre através do total de itens vendidos dividido pelo número total de vendas. A quantidade média de itens vendidos auxilia no entendimento do giro de estoque e a partir disso possibilita realizar ações que elevem o ticket médio.

Em qualquer negócio é crucial utilizar um sistema de gestão que aponte alguns indicadores estratégicos para melhor definição de metas e ações visando à lucratividade. Diante disso, o CISSPoder dispõe do recurso “Apoio a Decisão” e "CISSReport", que apresentam variadas medições por período, através de relatórios e gráficos, proporcionando as melhores tomadas de decisão para sua loja.

 

Referência: Supermercado Moderno

Atualizado em: terça, 02.Ago.2016

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