Logotipo Universidade Flecha pra baixo - Ícone line
Atualizado em

segunda, 30.Mar.2020

Como aumentar as vendas por impulso na sua loja

multidão de pessoas caminhando com compras.

Em tempos de mudança econômica o varejo precisa se reinventar para promover o interesse do consumidor em fazer compras além das programadas. Uma boa estratégia a ser praticada é instiga-lo em adquirir produtos por impulso, que é uma abordagem adotada por muitos varejistas para aumentar o faturamento. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para chamar a atenção de forma inconsciente e despertar o desejo instantâneo em comprar produtos não planejados. Conheça algumas técnicas de como organizar a sua loja para atrair o consumidor a realizar esse tipo de compra:


  • 1.  Utilizar em vitrines combinações de produtos vendidos na loja para despertar o interesse do cliente em adquiri-los. Lojas de materiais para construção, por exemplo, podem simular nas vitrines ambientes residenciais para chamar a atenção dos consumidores.

  • 2.  As gôndolas perto dos caixas devem estar numa altura em que o comprador possa alcançar a mercadoria facilmente, entre 1 a 1,40 metros do chão e de preferência do lado direito. 

  • 3.  Além das gôndolas perto dos caixas, podem ser colocados vários produtos pequenos e com baixo valor numa cesta sem deixa-los organizados, pois gera no cliente a sensação que eles estão em promoção.

  • 4.  Uma técnica bastante aplicada nas zonas quentes (local com grande fluxo de pessoas) é expor na altura dos olhos do cliente, produtos promocionais, lançamentos, ou acessórios para estimular a compra por impulso.

  • 5.  Outra dica para os pontos quentes é expor os produtos no início da loja em locais espaçosos.

  • 6.  Os pontos frios (locais com menos movimentação de pessoas) podem ser expostos produtos mais procurados pelos clientes.  Por exemplo, se o produto estiver no fundo da loja, o comprador terá passar pelos pontos quentes e pode ser atraído por eles.  

Atualizado em: segunda, 30.Mar.2020