A Black Friday é um dia de descontos que começou em 2010 nos Estados Unidos, inspirado no Thanksgiving Day e esse ano acontece no dia 25 de Novembro. Aqui no Brasil o Black Friday se transformou numa das datas mais importantes do varejo brasileiro, uma verdadeira febre, já que os consumidores estão super atentos pela busca de ofertas e benefícios durante a semana e principalmente na sexta-feira.
Essa é uma ótima oportunidade para conquistar e fidelizar clientes, já que o sucesso do Black Friday e tão forte quanto os outros períodos sazonais de vendas como Páscoa, Natal ou dia das Mães, por exemplo.
Para sua loja participar, basta escolher um ou mais produtos, ou então uma determinada categoria oferecendo descontos atrativos e de preferência inéditos, ou seja, ofertas que chamem atenção dos consumidores de forma especial.
Listamos algumas dicas simples, mas que podem ajudar no sucesso da sua loja nesta data especial.
- Ofereça descontos reais, seus consumidores precisam realmente perceber que os produtos ofertados estão com preços diferenciados. Crie um burburinho em torno das suas ofertas, atraindo o máximo de compradores.
- Aproveite o momento para colocar em oferta produtos com giro menor e que estão no estoque.
- Ofereça também produtos atraentes e com boa saída, mesmo que suas margens sejam menores o Black Friday é uma excelente oportunidade para atrair consumidores, aumentar o volume na sua loja e fortalecer sua marca.
- Os descontos e ofertas especiais não são a única forma para colocar sua empresa no Black Friday, sua loja pode também oferecer brindes atrativos ou premiações.
- A divulgação é fundamental para o sucesso da sua sexta-feira de ofertas. Utilize ferramentas on-Line como redes sociais, e-mail marketing e web site. Esses canais além do excelente alcance, tem um ótimo custo benefício para essas ofertas sazonais.
- Prepare seu ponto de venda, invista em peças publicitárias como faixas, cartazes e banners, deixando claro para os seus consumidores quais são os produtos em oferta e onde encontrá-los na loja.
Prepare agora mesmo os preços especiais e faça da sua loja uma grande sensação durante o Black Friday. Ótimas Vendas!
Artigo por: Eduardo Colaço / Gerente de Marketing CISS