Ataques por cyber criminosos estão se tornando cada vez mais frequentes no mundo dos negócios. No último ano, o número de ataques contra empresas dobrou, de acordo com um estudo feito pela Kaspersky Lab mais de 50 mil tentativas de ataques foram registradas. Uma possível razão para o aumento dos ataques é a maior probabilidade de ganhos por meio do “valor de resgate” dos dados, uma vez que o público corporativo possui informações cruciais para o andamento dos negócios.
O famoso Ransomware, o que é?
O Ransomware é uma espécie de malware (software mal-intencionado) que os criminosos instalam em seu computador sem seu consentimento. O Ransomware dá aos criminosos a possibilidade de bloquear o computador de um local remoto. Depois, ele apresenta uma janela pop-up com um aviso de que seus dados estão bloqueados e você não poderá acessá-los, a menos que pague um “resgate”, impossibilitando o usuário de realizar suas atividades no computador. Não existe melhor termo para definir os Ransomwares do que como “sequestradores digitais”.
Como os criminosos instalam o Ransomware?
O Ransomware geralmente é instalado quando você abre um anexo ou clica em um link mal-intencionado em uma mensagem de e-mail, mensagem instantânea, site de rede social ou qualquer outro website. O Ransomware pode ser instalado também quando você visita um site malicioso.
Qual a solução?
Pagar o criminoso para liberar os arquivos é a primeira ideia que vem à cabeça de quem tem o computador infectado. Mas não dá para ter certeza de que o invasor irá, de fato, entregar a chave para desbloquear os arquivos. Você não está falando com uma empresa, e sim com um cara que está roubando seu dinheiro. A melhor solução é a prevenção.
Como se prevenir?
Evite navegar em sites de baixa reputação ou abrir anexos de remetentes duvidosos para que Malwares não invadam o computador da sua empresa.
A melhor garantia de segurança dos seus dados contra esses possíveis ataques é, manter um backup diário em uma unidade extra ao servidor (como HD externo, por exemplo) e mantê-lo desconectado do computador após a gravação. Desta forma para empresas alvos destes softwares mal intencionados, a solução é formatar a máquina sem a necessidade de pagar o resgate dos arquivos e restaurar o backup. Além disso, é fundamental restringir o acesso aos servidores, manter antivírus e firewalls ativos e atualizados. Explica o Coordenador da Universidade Corporativa CISS, Renan Bisato:
Para os clientes CISS que tiverem dúvidas sobre a realização do backup diário, nosso Centro de Suporte esta a disposição para apoiá-los nesse processo.