As vendas no varejo de material de construção cresceram 3% no mês de outubro, na comparação com setembro. O desempenho é similar ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa mensal da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), realizada pelo instituto de pesquisas da entidade com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp. O estudo ouviu 530 lojistas de todas as regiões do país entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de 4,3%.
“Com os resultados apresentados no mês, o setor continua com queda de 7% no acumulado do ano e de 8% no acumulado dos últimos 12 meses. O lado positivo é que, comparando os últimos seis meses com o mesmo período do ano passado, o setor apresenta um desempenho ligeiramente melhor, com crescimento de 2%, o que nos indica que as vendas definitivamente pararam de cair”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Expectativa para os próximos meses
Os lojistas entrevistados pelo estudo esperam que novembro seja um mês de desempenho estável e de crescimento em algumas categorias sazonais. Cerca de 38% deles têm pretensão de fazer novos investimento nos próximos 12 meses e 13% pretendem contratar funcionários em dezembro.
Fonte: ANAMACO
Atualizado em: segunda, 07.nov.2016